sábado, 17 de abril de 2010

Cinemateca Brasileira


Bom, há quase um mês criei o blog, já estava na hora de tomar vergonha na cara e postar alguma coisa. Na verdade o problema era exatamente este: o que escrever? Não por falta de assunto, mas por ser a primeira coisa, entendem?
Mas, problema resolvido! Vou começar, apresentando para aqueles que não conhecem, ou mostrando de novo para os velhos conhecidos a Cinemateca Brasileira, em SP, que devido a um trabalho da faculdade tive o prazer de conhecer (vou ser sincera, não vi exatamente um filme, o trabalho era mais uma análise da arquitetura... mas espero voltar lá em breve com essa finalidade, a óbvia: ver filmes, rsss)
É o seguinte: vou tentar ser breve na explicação... no final do séc. XIX funcionava como Matadouro Municipal de São Paulo, até 1927, o complexo teve várias funções até ser finalmente destinado a ser a Cinemateca que conhecemos hoje. Foi tombado, mas claro, passou por várias reformas e intervenções da arquitetura moderna, gerando um contraste (por sinal de muito bom gosto) entre o moderno e o antigo. E o legal é que esses elementos modernos têm uma super utilidade prática para o lugar, o que mais me chamou atenção foram as coberturas de vidro nas passarelas entre os galpões... lindas! E detalhe: é o maior arquivo de filmes da América Latina!!!
algumas fotos tiradas por mim e pela Juli.





3 comentários:

Unknown disse...

Adorei!!!! Não conheço o lugar e realmente pelo que vi, é uma mistura do novo e antigo que muito me agrada, além de transformar um lugar com um estigma desagradável, como um matadouro, em algo que tem a ver com cultura dá novas cores pela própria proposta, apagando fantasmas ruins. Amei Isa, quero mais, quero mais....

elza disse...

Vc sabe que amo suas fotos e tudo que vc faz.... Sou sua maior fã!!!!!! Mamilys

barbara disse...

Isa!!!
Amei seu blog, o nome tem sua cara mesmo!
Sobre a cinemateca, só tinha ouvido falar e visto fotos, mas agora eu quero conhecer.
Bjão!!
Bá ^^